BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Nascido Para Matar[1987]


Nascido Para Matar
(Full Metal Jacket, 1987, Inglaterra, 116 min)
Gênero: Drama
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Matthew Modine, Adam Baldwin, Vincent D’Onofrio, R. Lee Ermey, Dorian Harewood, Arliss Howard
Extras: Comentários em áudio (em inglês), dos atores Lee Ermey, Vincent D´Onofio, Adam Baldwin e do critico Jay Cocks; trailers e making of


Nascido Para Matar ou, no original em inglês, Full Metal Jacket (referência ao tipo de munição usada no Vietnã) é um dos mais histéricos e desequilibrados filmes de Kubrick.
Pode ser dividido em duas partes sob o ponto de vista do soldado Joker (Matheew Modine).
A primeira metade mostra o treinamento militar dos jovens americanos que se inscreveram para serem dos Fuzileiros Navais: a humilhação do treinamento militar e a desumanização dos recrutas sob o comando do Tenente Hartman (Lee Ermey), que tenta a todo custo transformar os soldados em máquinas de matar...


O alvo principal do Tenente Hartman é o soldado Pyle (Vincente D’Onofrio), alvo de constantes agressões verbais e físicas deixando-o realmente enlouquecido. Suas expressões em momentos de insanidade chegam ser assustadoras.

A segunda metade mostra o soldado Joker já formado e trabalhando para o jornal militar. Nunca tendo estado em um combate, ele inventa fatos para motivar os soldados que já questionam o porquê de estarem combatendo.
Em frases como essa:

“Ajudamos os Vietnamitas porque dentro de cada um há um americano querendo sair”

Podemos perceber que o patriotismo americano é transmitido claramente de forma exacerbada, havendo momentos em que podemos compará-lo facilmente ao ufanismo nazista do período da 2° Guerra Mundial.

Em entrevistas durante o filme são mostradas algumas opiniões dos soldados sobre a guerra. Eles questionam o porquê de tanta resistência da parte do povo vietnamita, sendo que as forças armadas supostamente estariam ali para libertá-los. Há também o questionamento de se é correto os Estados Unidos intervirem militarmente no Vietnã.

As locações fogem um pouco das habituais, mostrando um Vietnã que não estamos acostumados a ver: campos abertos, cidades destruídas em vez de selvas fechadas como as de Platoon ou Rambo.

Nascido Para Matar foi inspirado no livro de Gustav Hasford, Short Timers e foi indicado ao Oscar para Melhor Roteiro Adaptado.
Um filme para quem gosta de guerra e não tem medo de sensações reais.

0 comentários: